Páginas

22 de maio de 2016

X-Men: Apocalipse




“Ao menos concordamos que o terceiro filme é bem pior”. Quando Jean Grey dispara essa frase eu já suspeitava, a essa altura, que X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse, 2016) não seria melhor que o sofrível X-Men: O confronto final. Enganei-me um pouco, essa nova aventura é levemente superior à parte 3 da primeira trilogia, é divertida e tem cenas empolgantes, ainda assim, decepcionante, vazia e confirma a teoria de Jean. 

X-Men: Apocalipse inicia bem, de forma pomposa, no Egito antigo, nos apresentando o vilão Apocalipse (interpretado por Oscar Isaac, debaixo de quilos de maquiagem azul) no ritual de troca de corpo, que é interrompido por um grupo de revoltosos. A sequência é espetacular,  mas de nada adianta agradar os olhos, se não toca o coração, e é justamente essa falta de conexão com os personagens o maior defeito do filme. O roteiro não tem aprofundamento emocional,  não há elementos dramáticos, embora haja uma tentativa de cativar o público na subtrama de Erik/Magneto (Michael Fassbender), essa história, pela rapidez e a falta de densidade com a qual é contada, não nos envolve emocionalmente. Um desperdício, pois Magneto é de longe o personagem mais interessante da saga.


Após o início deslumbrante, a produção se rende a uma dinâmica que já estamos cansados de ver, que é o recrutamento dos inúmeros mutantes, que devem se preparar para a batalha final. Os mutantes do bem, são recrutados por Xavier(James McAvoy) e os do mal, pelo azulão. De forma genérica, o filme pode ser definido assim, em três partes: introdução do vilão, recrutamento e clímax apoteótico.  

Outro problema de Apocalipse é o próprio personagem que dá título ao filme, sua presença apenas justifica a origem dos mutantes. O vilão não mete medo algum e suas intenções são tão óbvias que nos soam banais, até senti falta de Sebastian Shaw, vilão nazista interpretado com afinco por Kevin Bacon em Primeira Classe


Dentre os novos mutantes, o único que empolga é Mercúrio (Evan Peters). A impressionante sequência “Sweet dreams” protagonizada por ele é um dos poucos bons momentos do filme, uma das melhores cenas de toda a franquia. As jovens Tempestade (Alessandra Shipp) e Jean Grey (Sophie Turner) não nos cativam, quanto aos antigos, Jennifer Lawrence não justifica o valor do ingresso e a aparição de Wolverine poderia ser cortada, não por culpa do personagem, mas pela classificação 13 anos, que tornou a sua sequência de luta “furiosa” em uma broxante sequência de cortes rápidos em que só aparecem as suas garras e as caras e bocas.

O que salva X-Men: Apocalipse é a oportunidade de novamente poder vivenciar o universo mutante e, claro, o carisma de personagens que aprendemos a gostar desde o primeiro filme da saga, há 16 anos. Apesar de seus defeitos, o filme entretém - os menos exigentes - e tem efeitos especiais melhores que o de Guerra Civil. Com a recepção morna do filme, provavelmente Bryan Singer deixará os mutantes em paz – e isso será ótimo – pois “sangue novo” na cadeira de diretor significa inovação no universo mutante, vejam só o que Matthew Vaughn fez com Primeira Classe, até hoje, a obra-prima dos filmes dos X-Men. 

NOTA: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...