Páginas

26 de março de 2016

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça






Há quase três anos o Superman ganhou um filme correspondente à sua grandeza,  O Homem de Aço, na época, dividiu a crítica, mas Zack Snyder  sabiamente preocupou-se mais com os fãs, pois sabia exatamente o que nós - fãs -  e o super-herói precisavam: de um recomeço grandioso e espetacular  - em todos os sentidos  - nas telonas, principalmente após o decepcionante Superman – O Retorno. Março de 2016,  é o momento de conferirmos a nova e ousada aposta da Warner e da DC Comics para tentar obter uma parte de um mercado hoje dominado por Vingadores e cia e estabelecer uma franquia duradoura e lucrativa. Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (Batman Vs Superman: Dawn of Justice, 2016)  estreia com essa responsabilidade imensa e com Snyder novamente no comando, ditando o tom sombrio e grandiloquente com o qual já estamos acostumados e vimos em suas melhores obras como Watchmen e Sucker Punch.


Batman Vs Superman: A Origem da Justiça estreou dividindo (de novo) a crítica especializada, mas público e críticos geralmente discordam quanto a produções do gênero – Homem de Ferro 3 é uma bomba, mas muita gente adorou aquilo - então, é importante destacar que Snyder entrega uma obra que vai agradar aos fãs dos super-heróis e desagradar a quem está acostumado com as cores, o bom humor e as tramas-família bobas dos filmes da Marvel. Aliás, um dos grandes acertos dos filmes do Universo DC é adotar o estilo dark da trilogia Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.




O longa inicia desde os acontecimentos apoteóticos de O Homem de Aço, nasce ali a fúria de Batman contra o falso deus. De forma não muito aprofundada, acompanhamos os dilemas dos dois super-heróis, Bruce Wayne (Ben Affleck) tentando lidar com seus traumas e Superman/Clark Kent (Henry Cavill) lidando com seus dilemas morais e a necessidade de ser aceito pelas pessoas. Enquanto isso, Lex Luthor (Jesse Eisenberg, competente, mas caricato) trama discretamente um duelo entre o homem de aço e o vigilante de Gotham.


Sem os excessos e as cenas contemplativas de O Homem de Aço, Batman Vs Superman é um filme denso, incômodo e tem uma trama enxuta - até demais - , embora tenha 153 minutos,  não percebemos esse tempo passar, pois a trama avança a passos largos, com cortes secos, o que me deixou confuso em alguns momentos e a impressão de que o filme foi terminado às pressas, talvez a versão de 3 horas de duração, que será lançada em Blu-Ray, faça dissipar-se essa impressão. 



Quanto ao elenco, Ben Affleck dá um tapa na cara de quem criticou a escolha dele para interpretar o Batman, que aqui está mais furioso, inconformado e intenso. A sua versão é muito distinta daquela de Christian Bale e tão boa quanto. Outro destaque é Gal Gadot, que apesar de aparecer como Mulher-Maravilha apenas no último ato, rouba a cena, nos deixa maravilhados e pedindo bis.


Já o duelo entre Superman e Batman é o verdadeiro ápice da obra de Snyder, eletrizante, nervosa e grandiosa no melhor estilo ditado pelo cineasta. Entre acertos e tropeços – o clímax irreal demais não me agradou muito , Batman Vs Superman passa no teste não apenas por ser uma obra de entretenimento puro, mas por apresentar simplesmente dois dos super-heróis mais icônicos e festejados da cultura pop juntos em ação, e só isso já me deixou muito feliz.  


NOTA: 9,0

Confira também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...