Páginas

16 de novembro de 2015

Garota Sombria Caminha Pela Noite




Em 2009, o filme sueco Deixa Ela Entrar surpreendeu os cinéfilos por lançar um novo e ousado olhar sobre o tema “vampirismo” , este ano, uma obra peculiar chama a atenção por também apresentar uma outra reinvenção do vampiro, personagem icônico do cinema de horror. Garota Sombria Caminha Pela Noite (A Girl Walks Home Alone At Night, 2014), é uma produção iraniana realizada em parceria com os Estados Unidos, mesclando características do cinema noir com o terror, é uma das obras mais estranhas e belíssimas do ano.

Dirigido por Ana Lily Amirpour, Garota Sombria Caminha Pela Noite é considerado o primeiro filme iraniano de vampiro, é todo filmado em um estonteante preto em branco e traz um balé de sombras e contrastes que nos deixam maravilhados, tem toda aquela cara de filme estrangeiro e “artístico”, é dessas obras que já nascem “cults”, destinadas a quem gosta de apreciar um cinema diferenciado.


Na trama, uma garota sombria (interpretada por Sheila Vand) caminha com um xador – aquele traje que cobre quase todo o rosto das mulheres muçulmanas – preto pelas ruas da cidade opaca de Bad City à procura de vítimas para sugar o seu sangue. O filme é todo estranho, mas é uma estranheza fascinante e curiosa, a cidade, por exemplo, é quase um personagem, com suas ruas vazias, uma vala cheia de cadáveres e habitada por pessoas marginalizadas – prostitutas, cafetões, traficantes, parece então ser o cenário ideal para hospedar uma vampira, de bom gosto musical e que segue uma conduta própria. Quando a garota conhece Arash (Arash Marandi), um jovem traficante - em uma sequência de encher os olhos, tamanha a beleza - um novo sentido é dado à sua vida, até então, solitária e limitada a encontros furtivos e violentos com gente problemática. 


Garota Sombria Caminha Pela Noite é mais um filme de valor estético e menos de conteúdo, há possibilidades para muitas leituras, é verdade, mas a sua história é bem simples, o desenrolar da história segue numa linha plana que incomoda e pode inquietar o espectador mais exigente, no entanto, as cenas de suspense e da garota caminhando pela noite são de arrepiar, e a fotografia preto e branco potencializa ainda mais essa sensação desconfortável.

A produção iraniana pode ser dedicada a um público muito específico, alguns desavisados podem não gostar do filme, mas Garota Sombria Caminha Pela Noite tem a seu favor o fato de ser uma obra original, o visual impecável, a reinvenção de uma das criaturas mais famosas do cinema de horror e o principal, uma estranheza que fascina e aquele senso de “novidade” que não vemos no cinema mainstream.  Assista AQUI o trailer.

NOTA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...