Páginas

4 de outubro de 2015

O retorno de Les Revenants – A vida após a morte





Há dois anos o mundo conhecia e se deslumbrava com a série francesa Les Revenants, baseada em um filme de 2004, de mesmo nome, dirigido por Robin Campillo. Exibida originalmente em 2012 no canal Plus, o seriado de mistério e suspense, adaptado por Fabrice Gobert, narra o drama de uma população de uma cidadezinha em meio às montanhas que recebe a visita de alguns moradores “mortos” anos atrás, que resolvem voltar para casa após a “ressurreição”. Três anos depois, finalmente Les Revenants estreou a sua segunda temporada. E o que se pode afirmar a partir dos dois primeiros episódios, exibidos na semana passada, é que a série continua instigante e tão fria e assombrosa quanto um cadáver.


A história do segundo ano inicia seis meses após os acontecimentos do final da primeira temporada, que inclui o desaparecimento de alguns “ressuscitados” e vivos e a inundação da cidade. Já no primeiro episódio, acompanhamos Adèle (Clotilde Hesme), grávida de Simon (Pierre Perrier),  o seu namorado “morto”, sangrando e sendo levada por uma ambulância por uma estrada que já não leva a lugar algum. Esse é um dos muitos mistérios da série, os moradores não conseguem mais sair da cidade.



É muito difícil falar de Les Revenants sem dar spoilers, então, serei o mais o mais genérico possível, sem me ater a detalhes importantes da trama. Na nova temporada, a cidadezinha “fantasma” continua com locais inundados e cercada por militares que tentam descobrir o que aconteceu ali e desvendar o mistério da barragem.


Também na atual temporada, um homem chamado Berg chega à cidade com um ar de quem sabe mais do que aparenta, além disso, novas ressurreições acontecem e o mistério sobre os “retornantes” só faz aumentar, pois a cidade agora está povoada por vivos e por "mortos", que  multiplicam-se cada vez mais.



O desafio de Les Revenants nesses novos oito episódios é nos dar ao menos algumas respostas sobre os muitos mistérios que recheiam a trama, o primeiro episódio já esclareceu alguns pontos, mas continuam aqueles mistérios que envolvem o bebê de Adèle, a origem do poder de Victor (Swann Nanbotin) - o garoto que arrepia a gente só de olhar – e o fato de os habitantes não poderem sair da cidade, mesmo que sempre tenha gente chegando ali. E claro, a questão maior: por que eles "voltaram"?


O retorno de Les Revenants atendeu às minhas expectativas e trouxe de volta aquela atmosfera sombria e inigualável, bela e aterrorizante na mesma proporção.  Tudo na série é de arrepiar, a ambientação, os cenários, os personagens, a trilha sonora de Mogwai. A harmonia entre esses elementos é tão perfeita que nenhum remake - e olhe que houve muitos, todos fracassaram – pode copiar.



No primeiro episódio, um dos momentos mais intrigantes é aquele em que um alce caminha pela cidade. Uma das características da série é falar com o público utilizando-se de imagens impactantes e o mínimo de diálogos. Ah, há tanto para se aprender com as produções francesas...

Les Revenants foi exibida no Brasil pelo canal HBO Max, mas a nova temporada ainda não há data de estreia. E se você ainda não viu a primeira temporada, saiba que esta é uma dessas séries imperdíveis, para se ver antes de morrer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...