Páginas

23 de agosto de 2015

Ex-Machina – Instinto Artificial




A criação de um robô com inteligência artificial e a sua relação - geralmente conturbada - com o próprio criador, o homem, é novamente retratada em mais uma obra relevante lançada este ano, Ex-Machina – Instinto Artificial (Ex Machina, 2015). A outra produção que aborda o mesmo tema é a intrigante série Humans - clique aqui e confira a crítica.


Não dedicado a um público comum, Ex-Machina tem um tom reflexivo, nunca cansativo e tensão do começo ao fim. O filme prioriza os momentos de interação entre homem (Domhnall Gleeson, de Frank) e máquina (Alicia Vikander) acerca da inteligência artificial e a consciência de ambos.



No enredo, Caleb (Gleeson) é recrutado pelo dono de uma empresa tecnológica, Nathan (Oscar Isaac, do aguardado Star Wars: O Despertar da Força) a participar de uma experiência inusitada na sua casa, localizada em uma área isolada. Caleb é convidado então, a aplicar o teste de Turing em uma robô com inteligência artificial.  Criado por Alan Turing – que ganhou vida na pele de Benedict Cumberbatch em O Jogo da Imitação - o tal teste tem o intuito de verificar se a máquina consegue mesmo se comportar de forma equivalente a um ser humano. 


Em Ex-Machina, Ava, a robô, é tão inteligente quanto o seu entrevistador, Caleb. Por sete sessões, o espectador vai acompanhando o envolvimento entre o homem e máquina até chegar a um ponto em que não sabemos quem está enganando a quem. A trilha sonora pulsante e sempre presente e a relação de desconfiança entre os três protagonistas apenas potencializa o desconforto que sentimos durante todo o filme.

 

Este é o primeiro filme que Alex Garland dirige, acostumado a escrever grandes filmes como Dredd, Extermínio e Não Me Abandone Jamais, o cineasta demonstra em Ex-Machina total controle sobre a sua obra em todos os níveis, desde os diálogos espertos aos efeitos especiais impressionantes.


Ex-Machina – Instinto Artificial é um sci-fi desconfortante, um suspense com profundas discussões sobre o embate entre o homem e a sua criação, que curiosamente sempre se mostra mais inteligente que o seu próprio criador.


O filme, muito bem recebido pela crítica e público, será lançado este mês aqui no Brasil, diretamente em DVD.

 NOTA: 8,0






Se você curte o gênero sci-fi, conheça outro filme sensacional, O Sinal - Frequência do Medo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...