Páginas

7 de fevereiro de 2015

Whiplash – Em Busca da Perfeição




Sangue, suor e lágrimas gotejam e mancham a bateria na dramática trajetória de Andrew rumo à perfeição no eletrizante Whiplash – Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014). 

Sob o comando de Damien Chazelle, o drama musical é protagonizado por Miles Teller – do simpático The Spectacular Now e Divergente – que vive Andrew, um ambicioso estudante de bateria. J.K. Simmons (Homem-Aranha) interpreta um terrível professor, Terence Fletcher, que trava uma guerra psicológica com todos os seus alunos.
 
Com o objetivo de se tornar o melhor baterista do mundo do jazz, Andrew se empenha ao máximo para conseguir tal feito. De início, Fletcher parece a pessoa perfeita para ajudar Andrew a realizar o seu sonho, até o garoto se deparar com os métodos cruéis do professor.

  O professor e o aluno: tensão

 Para você ter uma ideia, J.K. Simmons está tão incrível na pele do personagem, que sentimos arrepio e desconforto sempre que ele está em cena. Agora, imagina como se comportam os estudantes que ficam trancados com ele ensaiando as músicas à espera de algum surto psicótico a qualquer momento. Fletcher impõe um regime quase ditatorial no conservatório, fazendo com que os alunos ultrapassem seus limites físicos e psicológicos.

Whiplash é forte e agressivo, me fez pensar até onde o ser humano pode suportar abusos e humilhações para alcançar os seus objetivos. A perfeição, defende o filme, é obtida apenas através de um treinamento físico exaustivo - e desumano - e abdicação total de qualquer outro tipo de vida fora da escola de música. 

Andrew  em uma performance sofrida

Simmons está vencendo todos os prêmios do cinema recentemente e vai - com certeza - ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Teller não foi indicado, mas sua performance também é digna de  aplausos e solos frenéticos de bateria.

Com cinco indicações ao Oscar, Whiplash é uma obra obrigatória para quem curte música, o longa é poderoso não somente pelo elenco, mas pelo roteiro enxuto, uma edição que valoriza detalhes e um clímax sensacional e ensurdecedor. O solo de bateria no final é emocionante e angustiante ao mesmo tempo. O filme vai terminar e provavelmente você se verá movimentando as mãos como se tivesse tocando uma bateria invisível.

NOTA: 9,0


Posts relacionados:





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...