Páginas

7 de outubro de 2014

8 filmes sobre políticos, corrupção, mentiras e escândalos





Em ano de eleição presidencial e tempos de debates acalorados no qual os candidatos adoram cuspir mentiras verdadeiras e verdades duvidosas na cara uns dos outros, esquecendo-se muitas vezes do real propósito, preparei uma lista de filmes bem bacanas e muito interessantes - qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência - e mostram que, assim como o feijão e o arroz, política e corrupção estão sempre juntinhos, formam uma combinação tão perfeita e complementar, que ás vezes até pensamos que são duas palavras sinônimas. 




Eleição (Election, 1999) – Substitua o cenário de uma grande campanha política por uma bem-humorada e suja campanha às eleições estudantis em uma High School. Reese Whiterspoon está excelente como Tracy, uma audaciosa e irritante estudante que deseja, a qualquer custo, ser eleita a presidente do grêmio estudantil. Eleição é uma comédia ácida imperdível dirigida por Alexander Payne, de Os Descendentes e com roteiro de Tom Perrotta, autor do livro que rendeu a fantástica série The Leftovers.




Mera Coincidência (Wag the Dog, 1997) – Este filme é uma sátira política feroz e muitíssimo inteligente protagonizada por Robert De Niro e Dustin Hoffman. Após ser flagrado em ato impróprio com uma garota, o presidente dos EUA contrata um marketeiro (De Niro) para encobrir o escândalo, que por sua vez, pede ajuda a um produtor de filmes para “fabricar” uma guerra contra um país qualquer e assim desviar a atenção da mídia. Esta deliciosa comédia “venenosa” mostra o quanto a sociedade pode ser lesada quando a imprensa é ingênua demais e preguiçosa.



Todos os Homens do Presidente (All the President´s Men, 1976) - Se em Mera Coincidência, a imprensa era uma ferramenta danosa usada em favor de um político imoral para transmitir mentiras fabricadas, aqui a mídia é usada para a disseminação da verdade e que resultou na “derrubada” de um presidente. No filme, dois jornalistas descobrem um caso de espionagem política envolvendo o presidente Richard Nixon. Jornalismo e política se misturam nesse thriller clássico e obrigatório.



Tropa de Elite 2: O Inimigo agora é outro, 2010 – Não há filme que retrate melhor o mundo político brasileiro que esta obra-prima de José Padilha. Os políticos e a corrupção é o alvo do Capitão Nascimento (Wagner Moura), cada vez mais disposto a acabar com o “sistema”. Realista, polêmico, fatal, um soco no estômago, Tropa de Elite 2 deveria ser visto mais vezes pelos brasileiros, de preferência, nos anos de eleições.





Z (1969) – Cínico e caótico, Costa Gavras realizou uma obra atemporal, falado em francês, Z é um longa que nunca envelhece devido ao seu tema espinhoso e  sempre atual que envolve política e policiais corrompidos. Na trama, um deputado é morto numa manifestação no meio da rua, mas o “crime” é encoberto pela polícia e por outros políticos, que julgam o “assassinato” como um simples “incidente”. Como percebe-se, agentes da segurança e políticos também são elementos cruciais na trama de Tropa de Elite.



Intrigas de Estado (State of Play, 2009) – Esse thriller que discute política e novas formas de jornalismo, conta a história do envolvimento de um deputado, vivido por Ben Affleck, no assassinato de  sua amante. Russell Crowe é o jornalista que vai investigar o caso e descobrir uma conspiração envolvendo outros crimes ligados a empresários e interesses políticos. Quem curte House of Cards ou Todos os Homens do Presidente, Intrigas de Estado é um thriller eficiente, com um elenco respeitado e um enredo que entretém e diz muito sobre o papel significativo das novas e velhas mídias na disseminação das informações. 



Virada no Jogo (Game Change, 2012) – Um dos melhores filmes sobre políticos em campanha que  já assisti. Este premiado telefilme produzido pelo canal HBO conta os dias de campanha da candidata à presidência Sarah Palin, que ficou famosa no mundo ao disparar pérolas impagáveis como “Eu consigo ver a Rússia do meu quintal, aqui do Alaska”. Carismática, mulher de família, personalidade forte, Palin era a aposta perfeita para concorrer com Barack Obama, mas sua falta de conhecimento em certos assuntos, mudou o cenário completamente e ela virou piada nacional. Julianne Moore está fisicamente parecidíssima com a Palin verdadeira, figura que inspirou uma das melhores atuações da carreira da atriz. Virada no Jogo fala de política de um jeito fácil de gostar, para quem gosta do assunto é imperdível. É o único filme da lista cuja candidata não faz parte da classe corrupta.




W. (2008) – Impulsivo, caipira, explosivo, assim é George W. Bush, na versão do diretor Oliver Stone, cineasta experiente em filmes politizados. Na biografia do presidente mais controverso dos EUA, acompanhamos Bush filho (vivido por Josh Brolin) desde os tempos de faculdade, momentos alternados com aquele período conturbado de sua presidência, principalmente após o 11 de setembro, no qual autorizou a Guerra do Iraque. Brolin está ótimo no papel do protagonista, mas o filme é irregular, a sensação que dá é que Stone “pegou muito leve” na sua abordagem da figura do presidente e na história em si, mas é uma biografia que vale conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...