Páginas

25 de setembro de 2014

Gotham - E o que eu achei do primeiro episódio da série!




Gotham estreou esta semana na TV americana e trouxe aquele frescor de novidade que realmente surpreende a gente e estilhaçando aquela sensação ruim de que a série da Fox, sobre o período em que Batman não era ainda o Batman, fosse se enveredar pelo modelo básico seguido pelas atuais séries de super-heróis, tipo aquelas do canal CW. Ao fim do primeiro episódio de Gotham (2014) soltei um Ufa, seguido de um Wow, respirei aliviado, fiquei muito satisfeito com o resultado e com a proposta mais adulta e sombria de Gotham, criando um abismo de disparidades imenso entre esta nova série e as outras produções do mesmo gênero.

Gotham traz à televisão os personagens icônicos dos quadrinhos de Bob Kane e Bill Finger e pretende mostrar a infância de Bruce Wayne e desde o início da carreira de James Gordon (Ben McKenzie) na polícia de Gotham City, além de explorar todos aqueles vilões do cavaleiro das trevas que nós conhecemos, só que em versões bem mais jovens. O Pinguim (interpretação magnífica de Robin Taylor), por exemplo, é quem rouba a cena neste primeiro momento.

 O jovem Pinguim.

No episódio-piloto, Gordon acaba de chegar na cidade, já com a posição de Tenente, o jovem vai ter que aturar o mau humor de seu parceiro Harvey Bullock (Donal Logue).  Como a gente bem sabe, Gordon é um policial corajoso, honesto, ingênuo e incorruptível. O maior embate da série certamente será a relação tempestuosa entre ele e o seu parceiro, um cara corrompido pela máfia e de atitudes duvidosas.  A adaptação ainda vai explorar a vida de Gordon e a sua maneira de sobreviver em uma cidade suja, em todos os sentidos, constituída de policiais corruptos, criminosos e pessoas em que não se pode confiar.

É neste primeiro episódio que Gordon se aproxima do garoto Bruce Wayne (David Mazouz), a trama inicial da série é justamente sobre o assassinato dos pais do menino e o esforço de Gordon e Bullock em resolver o caso.

Como dito antes, Pinguim é o que mais se destaca na estreia, é muito bom vê-lo em cena, no entanto, outros futuros vilões fazem uma aparição modesta no piloto, por enquanto, como a Selina Kyle (Camrem Bicondova) que sempre surge se esgueirando entre os prédios avistando o órfão. A Hera Venenosa e o Charada também aparecem de relance no primeiro capítulo.

Det. Gordon e Bullock.

Além dos vilões e do mafioso Falcone, a trama ainda conta com uma adição perigosa à galeria de personagens e que vai dá muito trabalho para o Tenente Gordon, Fish Mooney, vivida por Jada Pinkett Smith, uma gângster que já tem seus bons momentos no primeiro episódio.

Diante dos primeiros 48 minutos do piloto de Gotham, minhas expectativas estão nas nuvens. Criada por Bruno Heller, responsável por Roma e The Mentalist, a série da Fox tem muitos acertos e um futuro promissor.  O elenco foi bem escolhido, Ben McKenzie - recém-saído de uma experiência intensa e desafiadora na série Southland - convence e Logue, intérprete do seu parceiro, também se sai muito bem, ambos mostram muita sintonia em cena.

Gordon consola o garoto Bruce Wayne .
 
O visual sujo e feio da cidade, o clima sombrio, os cenários escuros e poluídos, incomodam o espectador e evocam a atmosfera dos filmes de Christopher Nolan. Também é notável a escolha dos roteiristas em não esconder o sangue e a violência física, tudo isso torna Gotham uma grata surpresa, mais que uma simples série sobre o prelúdio de um super-herói, um programa adulto que lembra muito os filmes de máfia e aposta na ousadia e no realismo, não podia se esperar menos de um seriado ambientado em um mundo que é bem intimidante, feio, desonesto e violento. 

Gotham será exibida no Brasil pelo canal Warner a partir do dia 29 de setembro.  A primeira temporada terá 16 episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...