Páginas

13 de julho de 2014

O Grande Hotel Budapeste




O novo filme do inventivo Wes Anderson, O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014) é uma daquelas obras cinematográficas deliciosas de ver, assim como o trabalho antecessor do cineasta, Moonrise Kingdom.


Da imaginação fértil de Anderson, somos levados a um mundo muito próprio e peculiar do diretor, cheio de cores e cenários pitorescos que parecem mais uma pintura, na verdade, O Grande Hotel Budapeste não deixa de ser uma obra de arte. A história se passa na cidade fictícia de Zubrowka, na Europa, lá nos anos 30. O protagonista Monsier Gustave é vivido por um inspirado Ralph Fiennes, e que ao lado de seu mensageiro Zero (F. Murray Abraham) são colocados em uma trama de mistério e conspiração envolvendo o assassinato da namorada de Gustave, Madame D, interpretada por Tilda Swinton.

 Fiennes e Swinton em cenário caprichado


Como já disse, a direção de arte é de encher os olhos, primorosa e repleto de detalhes, mas Anderson sabe que para conquistar o público, o apuro técnico precisa estar aliado a uma história envolvente e original e personagens cativantes, como a dupla de protagonistas e a doce Agatha (Saoirse Ronan). Aliás, figuras interessantes e agradáveis em aparições rápidas não faltam no filme, destaque para a presença de Edward Norton, Harvey Keitel, Willem Dafoe e Adrien Brody. Estes dois últimos, são os vilões da história, mas toca o espectador mais pela comicidade que pela crueldade dos personagens.

  A parte visual do filme é um dos grandes atrativos


Com sabedoria, o diretor alterna momentos de suspense, aventura, drama e comédia, sem nunca parecer algo disforme. A parte cômica está, em grande parte, centrada nos diálogos rebuscados entre Gustave e o seu amigo mensageiro do hotel. A sequência da fuga da prisão é um dos melhores momentos da fita. De forma lúdica e com um universo tão inconfundível, justificado pelos travellings e as paisagens "artísticas", O Grande Hotel Budapeste conta uma fábula que cativa e diverte, e se torna uma obra obrigatória para quem curte cinema de verdade.


NOTA: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...