Páginas

23 de janeiro de 2014

Ninfomaníaca - Volume 1



A meu ver, Ninfomaníaca – Volume 1 (Nymphomaniac, 2013), novo filme de Lars Von Trier é bem menos subversivo e chocante do que se esperava. Bem, esta é minha opinião, a visão de quem se chocou fortemente com outro trabalho do diretor, Anticristo, e estava aguardando algo semelhante na nova obra sexual. Mas tenho que ressaltar que se você não conhece as obras anteriores do cineasta, você provavelmente vai definir Ninfomaníaca como um pornô leve, o que é realmente.

No início do filme já nos demos conta de um trabalho legítimo de Lars, há a tela preta, o barulho singelo da chuva e depois a interrupção abrupta da calmaria pelo som pesado de uma música do grupo Rammstein. Logo vemos Joe (Charlotte Gainsbourg) deitada no chão, ela é socorrida por Seligman (Stellan Skarsgard) que a leva para casa. Não demora muito para a moça contar sobre a sua vida devassa e triste para o recém conhecido. O longa então se divide nas cenas em que os dois conversam e discutem sobre a vida sexual libertina de Joe e nos flashbacks da vida dela.

Libertinagem sem culpa.

Confesso que esse “vai e vem” me decepcionou muito e mostra um didatismo na narrativa que não esperava numa obra do diretor, devido a isso, Ninfomaníaca peca pela lentidão favorecida por esses momentos - um pouco chatos - entre “contadora de história e ouvinte”, quando o que o público quer na verdade é ver a personagem Joe em ação, transando desesperadamente, mergulhada no seu mundo de dramas repleto de constrangimentos. Agora, se a intenção de Lars era criar um paralelo entre a narrativa passiva e a vida vazia da protagonista, daí ele conseguiu louros.

Mesmo que o filme deixe a desejar na forma de contar a história, há muito acertos, destaque para as cenas de sexo despudoradas e realistas, apenas Lars Von Trier sabe filmar cenas de sexo sem parecer pornográficas. As alusões feitas entre o sexo e a matemática, o sexo e o ato de pescar, além de toda a jornada sofrida da tal ninfo, tornam o longa uma experiência enriquecedora acerca da sexualidade humana. Como dizem por aí, uma obra para se discutir por anos a fio.


Ninfomaníaca também é um romance, um filme de amor, com mais sexo que amor, é verdade, pois a protagonista não acredita muito no amor e diz ser um empecilho para as relações sexuais e a vida que leva. Apesar de ser um drama forte com tema controverso, os momentos cômicos estão presentes e são muitos. Uma Thurman tem uma participação engraçadíssima na produção, que por si só, já valem o ingresso. Quanto ao elenco, Shia Labeouf encarna um tipo bem diferente do cara “engraçadinho” que interpretou em Transformers, ainda que sem perder um pouco da comicidade, seu papel aqui é mais sério, destaca a versatilidade do ator e sua desenvoltura nas cenas de nudez.



O Volume 1 desta saga sexual do dinamarquês é bem menos pungente e polêmico do que aparentava ser nos trailers, mais simples e “comportado” que outros trabalhos do diretor, mas é uma obra ímpar, trata a sexualidade de forma aberta e astuta. A Parte 2 estreia em março e parece que os melhores momentos estão nele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...