Páginas

13 de outubro de 2013

Gravidade



Uma obra de arte. O filme do ano. Da década. Faltam adjetivos e títulos para caracterizar o novo trabalho do cineasta mexicano Alfonso Cuarón. Gravidade (Gravity, 2013) é um ensaio poético e de visual arrebatador sobre o renascimento.

A trama deste drama espacial se concentra na Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) e no comandante da missão Matt Kowalsky (George Clooney). Após serem atingidos por uma chuva de lixo espacial, os dois ficam a esmo vagando na imensidão escura do espaço. A situação em si já é desesperadora, mas Cuarón faz tudo ficar dez vezes pior a ponto de nos deixar à beira de um ataque cardíaco.

Oscar para ela!

O diretor usa a chuva de destroços espaciais como uma metáfora para algumas adversidades pelo qual a personagem de Sandra passou na vida. E mesmo que elas sejam dolorosas, sempre há a chance do renascimento, de voltar a viver plenamente. As cenas de “renascimento” são belíssimas e antológicas. Como o momento - cheio de significados - em que vemos pela primeira vez a Dra. Stone sem o traje de astronauta ou a cena comovente da lágrima flutuando. Na verdade, Gravidade é inteiro e tecnicamente lindo. Os longos planos sequência e as coreografias espaciais são outros deleites da ficção científica.

Quanto aos únicos dois personagens do drama, faltam elogios à atuação marcante de Sandra Bullock. Mostrando mais uma vez que seu talento não se restringe a papéis em comédias românticas. A campanha Oscar de Melhor Atriz para Sandra já começou. Já Clooney, está charmoso como sempre, ele é o alívio cômico responsável por deixar a sua colega de trabalho, e o público, um pouco menos aflitos nesta situação aterradora.

Gravidade é mais uma grande obra a figurar na filmografia de Cuarón ao lado de E Sua Mãe Também, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Filhos da Esperança. Uma perfeição cinematográfica inigualável e uma experiência emocionalmente impactante.

                                                                                                   

 NOTA: 10,0                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...