Páginas

16 de agosto de 2013

Perigo por Encomenda (Premium Rush)


Se você é cinéfilo deve conhecer o seguinte “mandamento” da sétima arte: Nunca julgue um filme pela capa ou pelo título dado em português. Assim como aquele ditado clichê que diz, “é nos pequenos frascos que estão os melhores perfumes”, também é sabido que nos pequenos lançamentos diretos em DVD podem estar aqueles pequenos/grandes filmes que inesperadamente podem nos surpreender. O thriller Perigo por Encomenda (Premium Rush, 2012) é um perfeito exemplo do caso. Lançado nos EUA há quase um ano, a produção chega timidamente agora em DVD no Brasil – e também no canal HBO. Perigo por Encomenda é um esperto e ágil filme de ação sobre as duas rodas de uma bike e protagonizado pelo versátil e carismático Joseph Gordon-Levitt.

Aliás, antes de falar sobre a produção devo mencionar algo curioso. O ator de 500 Dias com Ela se tornou o “rei” dos bons filmes que têm o lançamento direto em DVD no país. Os dramas 50% e Hesher– Juventude em Fúria também passaram longe das salas dos cinemas nacionais, mas isso não quer dizer nada em relação à qualidade dos filmes, são duas obras imperdíveis protagonizados pelo Gordon-Levitt e que, assim como Perigo por Encomenda, merecem toda a atenção do público.

Ops, bike sem freios dá nisso.

Joseph vive um entregador de encomendas chamado Wilee. Montado numa bike, Wilee percorre as ruas de Nova York à toda velocidade para entregar as correspondências  no prazo certo, com manobras muito radicais, o rapaz dribla carros e pedestres e fura os sinaleiros de forma rápida e um pouco inconsequente. Já nos primeiros minutos sabemos que Wilee sente aversão à escritórios, se sente um homem livre e sortudo com o emprego que tem já que adora pedalar e a condição só melhora quando ele ainda é pago para fazer isso.

As coisas  se  complicam  para Wilee  quando ele é chamado para entregar um simples envelope. A partir daí, o ciclista é perseguido desesperadamente por um policial corrupto e perturbado interpretado por Michael Shannon, visto recentemente em Homem de Aço. Vou te contar algo, o papel foi feito na medida para Shannon, o ator lida muito bem com personagens erráticos e transtornados, talvez  por ter uma feição não muito simpática.

Joseph em perigo.

Perigo por Encomenda é dirigido por David Koepp, uma autoridade em roteiros de filmes de ação como Jurassic Park, Homem-Aranha, Missão Impossível, Zathura e tantos outros, mas ele não decepcionou na função de diretor, Premium Rush é tão divertido e envolvente quanto estes filmes de sucesso. As cenas de perseguição com Joseph pedalando a bicicleta freneticamente são pura adrenalina. Com um roteiro inteligente e sem excessos ancorado por uma narrativa não linear, Perigo por Encomenda mistura humor e aventura de um jeito que não vai deixar você desgrudar os olhos da tela por um segundo sequer. Sente o clima no trailer abaixo:




                                                                                                                                                       
                

4 comentários:

  1. Lembro de ter visto o trailer um tempo atrás, e gostado bastante.
    Mas isso faz tempo, e depois não vi mais nada do filme...agora está explicado. Vou conferir esse e o Hesher.

    Valeu pelas dicas!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Trata-se de um filme de difícil categorização. Tem um pouco de drama, ação e boas sequências visuais: Nova York está linda e multicultural de um jeito que somente vemos em bons filmes policiais. E o elenco está ótimo, principalmente Michael Shannon. É praticamente o "Velozes e Furiosos" de bicicleta!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. O cartaz vende o filme também. Assim, o olhar no HBO online , onde eu poderia vê-lo sem interrupções e na minha língua , o que eu mais gostei foi a mudança de ângulos que fazem você se sentir dentro do filme .

    ResponderExcluir
  4. Sim Andrea, estes ângulos diferenciados são o grande destaque do filme. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...