Páginas

9 de julho de 2013

Homens de Aço

Superman -  O Filme  x  Superman - O Retorno



Superman - O Filme (Superman - The Movie, 1978) primeiro longa-metragem que levou o icônico super-herói dos quadrinhos para as telonas permanece atemporal mesmo 35 anos depois de sua estreia. Comandado por Richard Donner, diretor de longas inesquecíveis como Radio Flyer e Os Goonies, a produção tem como maior trunfo o ator Christopher Reeve, em uma atuação perfeita e inigualável como o atrapalhado Clark Kent e o Superman. O jovem astro e na época desconhecido, ofuscou grandes monstros do cinema como Marlon Brando e Gene Hackman.

Lois "voa" com o super-homem.

A adaptação tem uma estrutura narrativa bem redondinha e abrangente, começa com os pais do homem de aço em Krypton, depois vemos a adolescência do Clark e depois segue com o protagonista já como o repórter do Planeta Diário e suas aventuras pela cidade com a capa vermelha. O diretor ainda fez questão de apresentar, mesmo que por pouco tempo, personagens importantes que fazem parte do universo do super-herói, como Lana Lang e o General Zod.




Gene Hackman está muito à vontade na pele do vilão Lex Luthor, mais bem humorado e menos ameaçador. Lois Lane, é vivida por Margot Kidder. A personagem causa simpatia imediata com o espectador. A cena em que ela entrevista o super-herói na sacada do prédio é engraçadíssima.  Superman - O Filme retrata bem a origem do homem de aço, é uma aventura leve, divertida, cujo único defeito fica por conta dos longos monólogos de Jor-El, interpretado por Brando.  Por fim, um filme obrigatório.

Melhor momento: Uma desajeitada Lois Lane entrevista o Superman.





Lançado em 2006, Superman - O Retorno (Superman Returns) dividiu a crítica especializada, os fãs reclamaram da falta de cenas de ação e de lutas épicas, refletindo na bilheteria mundial que não impressionou a Warner.  Dirigido por Bryan Singer (X-Men), a nova aventura tem muito do primeiro filme, Superman (1978), alguns diálogos do longa original são reproduzidos novamente pelo novo herói agora encarnado por Brandon Routh e até as falas de Marlon Brando  - e  até o próprio  ator -  marcam presença na continuação.


Singer fez uma “homenagem” à produção dos anos 70, mas não agradou a todos. Os fãs têm razão,  o cineasta preferiu seguir a linha “drama familiar” e focar mais na complexa relação entre Superman e Lois Lane. Ao invés de combates grandiosos entre herói e vilão - no caso, o Lex Luthor - o filme, em sua última meia hora exagera na carga dramática e o diretor quase mata o super-herói, não uma, mas duas vezes em menos de 15 minutos.  Tanta vulnerabilidade não foi aprovada pelos fãs e público em geral.

Bryan Singer dá umas dicas para os atores.

Quanto aos atores, Brandon Routh se saiu bem, emprestou charme e simpatia ao Clark Kent/Superman, já a versão de Lex Luthor do Kevin Spacey, deixou a desejar, demonstrou-se caricata e me fez sentir falta do Lex bem humorado  de Gene Hackman.  Já Kate Bosworth, apesar da boa atuação, fez a Lois Lane mais chata de todas as versões existentes, seja da TV ou do cinema. Apesar dos tropeços, eu gosto de Superman - O Retorno,  é um bom filme, tecnicamente impecável, dirigido com competência e zelo por Singer, e claro, a fita também tem lá seus momentos marcantes.

Melhor momento: A sequência da queda do avião. Fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...