Páginas

16 de julho de 2013

Homem de Aço renasce em filme grandioso!



O visionário Zack Snyder toma atitudes corajosas para (re)contar a história do super-herói mais famoso do mundo e surpreende. Super-homem finalmente ganhou um longa-metragem correspondente à sua grandeza, O Homem de Aço (Man of Steel, 2013) é frenético, intenso, exagerado - no bom sentido - e a ação é desenfreada e quase ininterrupta, um presente para os fãs que reclamaram da falta de cenas de lutas e batalhas épicas no filme anterior, Superman - O Retorno.  Snyder não poupou nas cenas de ação, e ele ainda queria mais. O cineasta revelou que na tela, está apenas a metade do que ele e sua equipe tinham preparado.

Kal-El tenta parecer um ser "normal".

O diretor sabia o grande desafio que tinha em suas mãos quando aceitou comandar esse reboot, os últimos filmes do super-herói não agradaram muito os fãs. Snyder compreendeu que era necessário dar um novo fôlego ao homem de aço e para isso, era preciso excluir alguns elementos do universo do herói incansavelmente explorado nos longas anteriores, como a escolha de Lex Luthor como vilão, a Kryptonita, e até a clássica, mas cansativa, trilha de John Williams. Para mim, Snyder foi feliz ao tomar estas decisões.  Outro grande acerto de O Homem de Aço é a narrativa não-linear, flashbacks apresentando a infância e a adolescência de Clark Kent contornam todo o filme, funcionando como momentos de calmaria entre o barulho das cenas de ação.

Amy Adams como Lois Lane.

O elenco da super-produção também foi muito bem escolhido. Foi muito bom ver Russell Crowe, como Jor-El, lutando com vontade como há tempos não se via, desde Gladiador? Lois Lane ganhou uma intérprete que esbanja carisma, Amy Adams deu a sua própria versão da repórter, mais guerreira, corajosa e mais forte que as versões anteriores.  Kevin Costner e Diane Lane, que vivem os pais adotivos de Clark, Jonathan e Martha Kent, também estão ótimos em seus personagens. São eles responsáveis pelos momentos mais emotivos do longa. Michael Shannon faz de General Zod, o vilão mais temível de todos os filmes do super-herói, e por fim, Henry Cavill, o intérprete de Kal-El/Clark Kent, impressiona, embora absurdamente musculoso, o ator mostra que não integrou a série The Tudors à toa por 4 anos, e faz um herói cheio de sentimentos e em busca das respostas certas para a sua existência na Terra.  

Quem disse que Superman não pede carona.

Zack Snyder, ao lado do produtor Christopher Nolan, responsável por dar um certo ar de realismo na trama, criaram um reboot que também fez questão de humanizar o super-herói, fato que fica evidenciado nos momentos de “andarilho” de Clark, nas cenas que refletem a preocupação com seus dilemas morais e na belíssima sequência em que veste pela primeira vez o uniforme. Ah, sem falar na singela cena em que Clark entra na igreja para pedir conselho ao padre. O diretor estava sim, preocupado com o cara por trás do mito, e não só com as cenas de ação espetaculares e bem comandadas. (Michael Bay deveria pegar umas dicas com Zack de como filmar sequências de ação sem cansar o espectador).

Zack Snyder e Henry Cavill. 

O Homem de Aço é um dos melhores filmes do ano e do super-herói com certeza. Assim como o S que estampa o peito do uniforme do herói difunde a esperança em um mundo não muito justo, também tenho esperança de que a sequência dessa aventura aconteça muito em breve, aqui neste mundo real.



8 comentários:

  1. Achei incrível esse filme!
    Tive que ir ao cinema duas vezes. E quase estou indo a terceira.

    Gostei do seu texto e do blog!
    Estou seguindo ok?

    Grane abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André! Sim, é um filme pra se ver trezentas vezes, hehehe.

      Excluir
    2. Com certeza!
      E também quando sair o Blu-ray, será uma compra garantida!

      Viu que anunciaram a sequência ontem? Vai contar com a participação do Batman!

      Abraços.

      PS: se puder seguir meu blog também!

      umvortice.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oi Andrée, adorei a notícia da sequencia do Homem de Aço. Coloquei o link de teu blog no ''blogs parceiros". abraçãoo.

    ResponderExcluir
  3. Amy Adams para variar está péssima, suas caras me lembraram (e lembram) muito uma tal de Kristen Stewart que conhecemos por aí... A única coisa que Henry Cavill consegue esbanjar nesse filme é a Mediocridade de sua atuação! Nem mesmo meu ídolo Michael Shannon convence! Sei que sou suspeito para falar desse tipo de Super-Mega-Ultra produção, principalmente quando se trata de super-heróis (nunca curti), mas eu tinha certeza que o Zack me faria pensar melhor a respeito disso! Infelizmente não foi oq aconteceu! Para não dizer que não curti nada do filme, adorei as cenas da infância do Clark, muito realistas e bem elaboradas, Russell Crowe e Kevin Costner mandam MUITO tbm!!!!

    Bruno Paes

    ResponderExcluir
  4. Olá BRUNO, agradeço seu comentário, mas era esperado esse tipo de avaliação sendo que vc não curte filmes grandiosos e o super-herói, alem de desconhecer toda a mitologia do herói e a sua necessidade de um embate físico no cinema. Agora, comparar Amy Adams a Kristin Stewart, vc cometeu um grande pecado, foi como comparar The Rock com Daniel Day Lewis...lamentável.

    ResponderExcluir
  5. hauhuahuahuahuauh! Você é muito previsível!

    Bruno Paes

    ResponderExcluir
  6. E outra!!!! O cara faz 3 posts sobre o "Herói".... SUSPEITO é pouco né!!!! :D

    Bruno Paes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...