Páginas

26 de julho de 2013

A Espinha do Diabo


O cineasta Guillermo del Toro adora colocar adoráveis crianças sensíveis, doces e aparentemente inocentes em cenários sombrios, violentos e assustadores. Penso até que ele deve ter sofrido algum trauma na infância. Verdade ou não, seus supostos traumas foram elementos cruciais para o desenvolvimento de seus melhores filmes até hoje, o premiado O Labirinto do Fauno (2006) e o pouco conhecido A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, 2001). O interessante é que ambos foram rodados na Espanha, são as obras-primas do diretor, na minha opinião. Hellboy I e II também são excelentes produções e parece que o seu último filme, Círculo de Fogo (Pacific Rim), tem tudo para ser um dos melhores do ano (surte com o trailer). Enquanto Círculo de Fogo não chega nos cinemas, conheça um pouco de A Espinha do Diabo, que segundo o próprio realizador, é o primeiro bom filme de sua carreira.

O menino que assombra...

A Espinha do Diabo é um drama. Não, é um suspense. Ou seria um filme de fantasia com toques de drama e paranormalidade? Na verdade, o longa espanhol é uma fusão de todos esses gêneros. Em relação à trama, não é aconselhável dar muitos detalhes, mas o que você, leitor, precisa saber é: Em tempos de guerra, na Espanha, Carlos, um menino de 11 anos é deixado por seu tutor num orfanato para meninos, localizado no meio do nada, em um deserto. Lá, o garoto começa a ouvir sussurros e começa a ser assombrado pelo fantasma de outro garoto. Na instituição, também vive a diretora Carmem, o professor Casares, a jovem Conchita e o ambicioso Jacinto, personagem que será o pivô de muitas reviravoltas na trama e protagonista das cenas mais tensas e angustiantes do filme.

... e Carlos, o garoto que é assombrado.

Outra coisa que você precisa saber. Não se amedronte pelo título do filme e nem espere por carnificina e demônios chifrudos. A Espinha do Diabo conta uma bela e comovente história de sobrevivência, é verdade que assusta em alguns momentos, no entanto, a película é capaz de nos causar sentimentos diversos, raiva, medo, alegria, tristeza e uma ligeira simpatia por todos os personagens mirins,  incluso o fantasminha que assombra o orfanato.

Infelizmente é um daqueles filmes que poucos conhecem, é raro de se encontrar nas lojas, e acredite, até na web é difícil achá-lo. É Del Toro em sua melhor forma, usando os artifícios que são a sua marca registrada: cenários sombrios, clima de fantasia ou horror conectado a um mundo cruel e realista, e claro, as crianças indefesas, mas que no mundo deltoriano, são crianças que apesar dos muitos infortúnios que a vida lhes obriga a passar, carregam consigo uma esperança imensa e um forte desejo de seguir em frente.

Veja o trailer:


5 comentários:

  1. Preciso ver esse filme URGENTE!


    PS: Estou muito ansioso por Círculo de Fogo!

    ResponderExcluir
  2. Guilermo del Toro é dos meus diretores favoritos. Louco para ver Pacific Rim tbm. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpreso ao apreciar este filme à muito tempo atrás! Muito Bom!!!! Aproveito este Post para agradecer à sua pessoa por ter me "dado" o DVD contendo esta raridade! Obrigado!

    Bruno Paes

    ResponderExcluir
  4. Uma pequena obra prima. Já o DVD, é seu, vou providenciar outro decente e original, rsrsrrs, nem que eu compre um importado. Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  5. hahahahaha! Muito Obrigado!

    Bruno Paes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...