Páginas

6 de janeiro de 2013

Psicose - o maior suspense do cinema é revisitado



Antes de tudo, Feliz Ano Novo leitores. O primeiro post do ano não é sobre um lançamento cinematográfico ou uma nova série, mas sobre um dos clássicos do cinema, Psicose, e o seu diretor Alfred Hitchcock, que este ano terá sua obra “ressuscitada” na TV pela série Bates Motel, que mostrará a juventude de Norman Bates, o psicopata de Psicose. Já no cinema, Hitchcock é o nome da produção que vai narrar um caso amoroso do cineasta nos bastidores do suspense de 1960.

Relação entre mãe e filho será o foco na série Bates Motel

Bates Motel estreia em março, o trailer da série me deixou com altas expectativas, e Freddie Highmore (o menino de A Fantástica Fábrica de Chocolate que agora é gente grande) vive o tímido e transtornado Norman Bates e parece que a escolha do ator foi mais que acertada. Hitchcock, o filme, estreia em fevereiro, e tem Scarlett Johansson como a loira que reviverá a famosa cena do clássico do chuveiro e Anthony Hopkins interpretando o diretor. É, este ano é de Alfred, um dos primeiros diretores que aprendi a gostar antes mesmo de se tornar um cinéfilo.

Perkins, atuação elogiada e lembrada até hoje.

Se você deseja ver a série ou o novo filme sobre os bastidores de Psicose, obviamente é necessário assisti-lo. Psicose é muito inovador para a sua época, por muitos motivos, o diretor não hesitou em “matar” a  sua protagonista  na metade do filme, a cena do chuveiro foi filmada em 70 diferentes ângulos, os diálogos em off de outros personagens enquanto a protagonista Marion Crane (Janet Leigh) dirige seu veículo, é um dos artifícios mais criativos usados no cinema que já vi. Ah, e tem a poderosa e angustiante trilha sonora, certamente um dos maiores trunfos do longa.

A fotografia belíssima em preto, branco e os impressionantes tons de cinza nos cenários rico em detalhes, evidencia a preocupação do diretor com a parte estética da produção. Anthony Perkins, que vive o psicopata mais famoso do cinema, exala simpatia e assusta apenas com o olhar. A conversa entre ele e Marion numa sala cheia de animais empalhados é tensa, e pelas variações de tom de voz de Norman já podemos notar que o rapaz esconde uma personalidade doentia.


Hitchcock, imortal.

Psicose é sem dúvida o melhor suspense de todos os tempos, é meu filme predileto do Sir Alfred, ele encabeça uma lista de outras quatro obras-primas hitchcockianas indispensáveis para qualquer um que aprecie a sétima arte.

Os meus preferidos do Sir Mestre do Suspense:

1- Psicose (1960)
2- Disque M para Matar (1954)
3- Os Pássaros (1963)
4- Intriga Internacional (1959)
5- Janela Indiscreta (1954)


Confira abaixo o tenso trailer da série Bates Motel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...