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14 de julho de 2012

The Newsroom: o jornalismo em pauta





Não fazemos boa televisão, fazemos o noticiário”. Mackenzie MacHale





A cena que abre a nova série da HBO, The Newsroom, foi o suficiente para eu colocar o programa na minha watchist semanal. Criada por Aaron Sorkin (roteirista de A Rede Social), The Newsroom começa com um debate político, no qual o âncora de um telejornal, Will McAvoy (Jeff Daniels, excelente), se esforça através de muito cinismo e piadinhas para manter-se neutro em questões políticas, até uma estudante perguntar a ele porque o Estados Unidos é o melhor país do mundo. O jornalista tenta se esquivar da pergunta, mas logo deixa sua passividade de lado e dispara dados e argumentos que explicam o porquê o EUA NÃO é o melhor país do mundo, deixando todos de boca aberta. 

Emily e Jeff: sinto cheiro de Globo de Ouro vindo...

The Newsroom é de longe, a melhor série estreante do ano, e olha que já estamos na metade do ano e já tivemos muitas estreias, mas infelizmente nenhuma delas correspondeu às expectativas. O seriado se passa na redação de um telejornal, Will é o âncora furioso e arrogante de quem todos têm medo, sua vida e rotina muda quando sua ex, Mackenzie Machale (Emily Mortimer, de Ilha do Medo) torna-se a sua mais nova produtora. A dupla apresenta uma química irretocável, é uma delicia vê-los numa mesma cena. 

O elenco ainda conta com o blogueiro Neal (Dev Patel, finalmente em algo relevante após o hit Quem Quer ser um milionário?), Maggie (Allison Pill, dos ótimos Querida Wendy e Scott Pilgrim Contra o mundo), assistente de Will, mas cujo nome ele ainda desconhece, e o produtor-assistente de Mackenzie Jim Harper (John Gallager Jr.), também responsável pelas cenas cujos diálogos com sua colega Maggie, devem ser os mais rápidos – e por isso, tão surpreendentes - da televisão.

Maggie, a jovem jornalista leal, e  Neal, o blogueiro.

Acompanhar o ritmo frenético dos diálogos nessa série não é uma tarefa fácil, pode ser mentalmente exaustivo, porque os personagens falam até enquanto andam. Lembra da cena de abertura de A Rede Social, aquela cena em que o protagonista tem uma conversa bem longa com sua namorada numa velocidade espantosa? Pois é, esses diálogos acelerados, afiados e inteligentíssimos, são o maior trunfo da série.

O programa é ambientado no ano de 2010, e o derramamento de petróleo no Golfo do México naquele ano (se lembra?) é a notícia que faz toda a redação trabalhar unida e exaustivamente  para dar a informação em primeira mão. O jornalismo pode ter ficado em segundo plano nos primeiros dois episódios – exceto pelos momentos de tensão que rola em alguns momentos nos bastidores do telejornal -  em virtude dos dramas pessoais, como a relação de amor e ódio entre Will e Mackenzie, e a tensão sexual entre Maggie e Jim, mas isso não é defeito algum. O personagens são todos cativantes, cultos (até demais) e apaixonados pelo que fazem,  Maggie,  por exemplo, acredita no jornalismo honesto, sem ferir pessoas, impossível não se identificar com ela.

Elenco rindo à toa. A audiência da estreia da série foi altíssima.

The Newsroom estreou no mês passado e já foi renovada para sua segunda temporada, é engraçada, inteligente, sagaz, e muito bem produzida, e claro, deve abocanhar muitos troféus nas próximas premiações, principalmente Jeff Daniels e Emily Mortimer, ambos em performances competentíssimas. É uma série que pode não mostrar a redação como ela é realmente, mas para o roteirista Aaron Sorkin, isto é apenas uma forma dele descarregar suas ideologias e suas críticas contra a sociedade e a política americana.

Outra série que aborda os bastidores do jornalismo já foi pauta aqui no blog, a britânica The Hour, ambientada nos anos 50 e muito bem aceita entre a crítica especializada. Leia mais aqui!


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