Páginas

8 de maio de 2012

Red State (Seita Mortal)


Extremistas religiosos causam terror no novo filme de Kevin Smith



Na Igreja das Cinco Pontas, o Pastor Abin Cooper declama sobre os ensinamentos da Bíblia de uma maneira deturpada carregada de preconceito  e uma perversidade tão macabra que até nos incomoda.  Esta é uma cena do furioso e polêmico filme Red State (2011), de Kevin Smith, famoso por comédias nerds (O Balconista, Pagando bem, Que mal tem?, Dogma) mas que decidiu arriscar e assumiu o seu primeiro longa de terror.

Quem é o maior inimigo de Deus? Satanás. E quem é o instrumento de Satanás aqui na Terra? Os homossexuais”, declara o Pastor, que ainda diz que é culpa dos gays,  o aborto, o adultério, e até as relações extraconjugais.  Michael Parks (Kill Bill), o intérprete do Pastor está perfeito no papel,  o seu personagem retrógrado e intolerante, nos indigna já nas primeiras palavras proferidas na sua igreja.  

Pastor Abin: tenha medo, muito medo!

Melissa Leo (O Vencedor) também se destaca como Sara, a filha “sequestradora” da família Cooper e responsável por raptar e violentar três jovens para fins de exposição no culto, pois o Pastor não só fala, ele também acha que é seu dever livrar o mundo dos pecadores e faz questão de dar, pessoalmente, um "fim" aos considerados pervertidos, ali mesmo no altar da igreja.

O início de Red State pode parecer um filme de adolescentes cheios de hormônios, com os jovens programando uma noite de sexo, mas logo descamba para o extremismo religioso da família do Pastor e sua ideologia absurda e revoltante, são cenas que nos deixam tensos e irritados com o tal fanatismo liberado no local. O terceiro ato da produção se resume numa longa sequência de tiroteios entre os crentes/terroristas e os federais, cujo confronto tem um dos desfechos mais estranhos do cinema.

os jovens pecadores!

O diretor poderia explorar mais a fundo o fanatismo religioso e suas consequências, antes de  o filme virar um violento e bem orquestrado “bang bang movie”, porém,  acredito que a extensa cena do líder da igreja expondo sua ridícula intepretação dos ensinamentos da Bíblia,  já é o suficiente para refletirmos sobre a fé e o seu uso inadequado e estranho por grupos radicais existentes no mundo fora da ficção. 

Religiosos cegos pela ideologia intolerante pregada!

Kevin Smith se saiu bem na sua primeira investida no gênero terror, Red State difunde fúria desde o seu começo, é polêmico e o tema incomoda, e tem muito de Quentin Tarantino nele, seja na violência perpetrada ou nos diálogos longos e inteligentes.

Infelizmente, os filmes de Kevin Smith costumam sair direto em DVD, então brevemente este deve ser lançado também, mas até alguma distribuidora se prontificar a lançá-lo, Red State (sem título em português oficial) está disponível nesse mundão da world wide web. Que bom hein! Confira AQUI o trailer!


O filme chega direto em DVD no Brasil no próximo mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...