Páginas

4 de maio de 2012

Os psicopatas mais "normais" do cinema


“Por serem charmosos, eloquentes, inteligentes, envolventes e sedutores,  não costumam levantar a menor suspeita de quem realmente são.  Podemos encontrá-los disfarçados de religiosos, bons políticos, bons amantes, bons amigos.  A realidade é cruel e contundente, o mais impactante é que a grande maioria está fora das grades convivendo diariamente com todos nós. Transitam tranquilamente pelas ruas, cruzam nossos caminhos, frequentam as mesmas festas, dividem o mesmo teto, dormem na mesma cama...” Ana Beatriz Barbosa Silva em Mentes Perigosas – O Psicopata mora ao lado.


O cinema já nos apresentou centenas de personagens psicopatas, a lista é imensa, porém, para diminuir essa lista decidi delimitá-la para aqueles personagens cujas caracterísicas a escritora Ana Beatriz Barbosa Silva aborda em seu livro Mentes Perigosas. Segundo ela, alguns seres dotados de tais transtornos são pessoas “comuns”, se comportam de maneira que não levantam suspeitas e podem estar  bem ao nosso lado, podem ser nossos vizinhos, nossos amigos, namorados, vai saber né! Com esse recorte, selecionei seis figuras do cinema que apresentam essa personalidade psicopática e que podem livremente passar por pessoas normais, pois possuem uma simpatia inegável, são inteligentes, envolventes, sorridentes, se comportam como bom vizinho, alguns são bem sucedidos profissionalmente, mas extremamente perigosos e donos de uma natureza camaleônica e devastadora.


Norman Bates (Psicose, 1960) - Um dos personagens mais icônicos de Hitchcock, Bates aparentemente é inofensivo, tem uma carinha de anjo, de "menino do interior", é tímido – palmas para a interpretação de Anthony Perkins -  mas esta “primeira impressão” se esvai após uns dez minutos de conversa e umas mudanças bruscas de humor e uma leve alteração no seu tom de voz. Se for perspicaz e perceber essas pequenas alterações, você vai sair correndo de perto do moço, pelo contrário, vai acabar sendo esfaqueada enquanto toma banho no chuveiro pela sua mãe já morta, quer dizer,  por ele mesmo,  que adora adotar a identidade da mãe falecida para assassinar mulheres indefesas. 


Patrick Bateman (Psicopata Americano, 2000) – Milionário, narcisista, bonito, vaidoso e muito invejoso.  Se uma pessoa tem um cartão de visita mais sofisticado que o dele, a probabilidade de você encontrá-lo  “por acaso” no banheiro é altíssima, e lhe garanto que sairá de lá apenas envolto em um plástico preto. Seu passatempo preferido, além de matar suas “amigas” que vão ao seu luxuoso apartamento com objetos que vai de serra elétrica a machado,  é ficar admirando o seu físico de "deus grego" no espelho, e ele o faz até durante o ato sexual. Christian Bale merecia o Oscar pela sua intensa atuação.


Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes (1991),  Hannibal, 2001) – Quem não conhece o psicopata mais inteligente e adorado do cinema. Mesmo com seu gosto estranho por cérebros e orelhas humanas, não há como não torcer por ele nos filmes, é um personagem complexo, imprevisível, com um alto poder de convencimento por meio de sua sabedoria e conhecimento sobre a psicologia humana.  Se você for uma pessoa astuta e esperta o suficiente para conversar com Lecter por mais de 10 minutos, isso significa que talvez ele poupe sua vida. A sua incrível fuga em O Silêncio dos Inocentes e a asquerosa cena em que ele “janta” o cérebro de um policial em Hannibal, marcam seus melhores momentos no cinema. Anthony Hopkins sempre será lembrado por esse papel.


Annie Wilkes (Louca Obsessão, 1990) – Tenha muito cuidado com aquelas pessoas que afirmam ser seu “fã número 1”, demonstram simpatia excessiva e sabem tudo sobre a sua vida e seu trabalho.  Annie (Kathy Bates) é assim.  Por um (péssimo) acaso do destino, ela encontra seu ídolo Paul Sheldon, um escritor de sucesso, em um acidente e o leva para casa. Sem poder andar, o escritor é obrigado a ficar na casa de sua fã, e Annie está adorando tudo isso, “é a pessoa mais gentil do mundo”, pensa Paul Sheldon. A situação começa a se complicar quando a mulher descobre que ele “matou” a protagonista de seu livro preferido. A louca começa então a  fazer horrores com o coitado, como pregar seus pés na madeira da cama. Como podem ver, pessoas legais demais, não são tão legais assim.


Beverly Stuphin (Mamãe é de Morte, 1993) – A psicopata mais divertida e insana da sétima arte, sem dúvida.  Interpretada por Kathleen Turner e baseado numa história real, Beverly é uma dona de casa adorável, alegre, simpaticíssima, politicamente correta, uma cristã praticante e adora cantarolar como os pássaros que acercam a sua janela. Porém, ela pode ficar muito zangada se alguém se meter com a sua família, e para isso, ela não precisa de muito não, basta um comentário inocente do filho sobre o professor que quer reprová-lo e ela vai lá e POW, atropela o professor, passa por cima dele uma, duas, três vezes e depois volta para casa toda sorridente como nada tivesse acontecido. Ah, ela também adora passar trotes obscenos para as vizinhas, a cena é hilária. Aliás, todo o filme é bem divertido, com um humor negro e bem corrosivo, é descaradamente violento, mas uma delícia de assistir. Desconfie se seus vizinhos são perfeitos demais.


Tom Ripley  (O Talentoso  Ripley, 1997) - Matt Damon interpreta Tom Ripley, um jovem que deseja a qualquer custo entrar na alta sociedade. Ele é sedutor, esperto, invejoso, um grande imitador, seu jeito bobo e seus óculos grandes aparentam não demonstrar além de uma pessoa amigável. Ripley é contratado por um milionário para levar seu filho, Dickie (Jude Law) de volta para casa. Lá, ele acaba se apaixonando pelo estilo de vida do rapaz e pelo próprio colega. A obsessão por Dickie é percebida pelo jovem rico que o despreza, levando a uma sequência de eventos trágicos e a um mundo de mentiras que parece não ter fim. Ripley engana a todos com seu sorriso e sua amabilidade. Não muito diferente de muita gente que conhecemos ou nos deparamos por aí, não é mesmo?

Alguém tem outro "psicopata"  travestido de "gente normal" em mente? Não vale o vizinho do lado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...