Páginas

20 de abril de 2012

A Vida em Um Dia



O documentário A Vida em Um Dia (Life in a Day, 2012) é resultado de uma ideia ousada e fascinante desenvolvida pelo canal You Tube com a ajuda de dois grandes cineastas, Ridley Scott e Tony Scott.  A ideia era que no dia 24 de julho de 2010, os internautas deveriam mandar seus vídeos mostrando a rotina e o que tinha acontecido com eles naquele dia. O resultado foi assombroso.  Chegaram 80 mil vídeos de mais de 190 países, significando um total de 4500 horas de gravação.

Quase dois anos depois, o documentário de 95 minutos chega hoje aos cinemas. Kevin MacDonald, diretor de O Último Rei da Escócia e Intrigas do Estado, foi o responsável por sintetizar milhares de horas de gravação em apenas uma hora e meia, além de escolher os momentos mais marcantes, emocionantes e curiosos da vida dessas centenas de pessoas que enviaram as imagens



O resultado final é simplesmente lindo.  O documentário não tem um roteiro ou formato definido e nem um personagem central, são apenas cenas do cotidiano de gente como a gente. No dia 24 de julho de 2010, que era um sábado, somos testemunhas do nascimento de uma girafa, vemos o pai  -  o único representante do Brasil  - cair enquanto filma o nascimento de seu filho,  nos surpreendemos com as histórias do coreano que viaja de bicicleta há nove anos pelo mundo, acompanhamos o primeiro “barbear” de um adolescente, conhecemos o cativante menino que ganha a vida trabalhado como engraxate, rimos com um pedido de casamento repentino, entramos na casa de um pai viúvo que mora com seu filho pequeno, e  que todas as manhãs o pai o faz tocar um objeto dourado que fica ao lado da foto de sua mãe, e  ainda  nos emocionamos com um jovem que declara sua homossexualidade para a sua avó por telefone.



Estas e muitas outras cenas ou histórias são apresentadas aqui. Além disso, três perguntas norteiam o documentário: O que você carrega no seu bolso? Do que você tem mais medo? O que você mais ama?. As respostas são divertidíssimas e muito diversificadas. Impossível não nos “incluirmos” e não respondermos,  para nós mesmos, a estas perguntas.


A Vida em um Dia é mais que um documentário, é uma celebração à nossa existência, é um incentivo a reflexão sobre nossas atitudes e nossas vidas. É um agradável passeio por culturas tão distintas, uma visita à vida de pessoas tão únicas. Algumas imagens até são simples demais, mas é aí que está toda a graça da produção, que não tem pretensão alguma, além de mostrar alguns momentos da vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, suas tristezas e alegrias, do modo como elas são.



Se A Vida em um Dia não estiver no cinema da sua cidade, não se preocupe. O documentário completo está disponível no You Tube.  Ah, para a legenda, basta clicar no botão CC (closed caption) na parte inferior do vídeo para ativá-la. Clique aqui e viva um dia na vida dessa gente como a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...