Páginas

6 de março de 2012

Não pergunte, Não fale!




Quero lutar pelo país, protegê-lo, mesmo que ele não faça o mesmo por mim”. Oficial dispensado por ser gay.





A Estranha História de Não Pergunte, Não Fale (The Strange History of 
Don´t Ask, Don´t Tell, 2011) é um documentário produzido pela HBO que narra a complicada e absurda evolução da lei que proibia homossexuais de se alistarem no Exército ou na Marinha, obrigando-os a mentirem sobre sua orientação sexual.

A produção traz depoimentos emocionantes de oficiais dispensados e revelam situações constrangedoras e desumanas. O doc inclui também a discursão no senado americano sobre a DADT (Don´t  Ask, Don´t Tell) e mostra também o esforço enorme de pessoas que lutaram por muitos anos para a  lei ser revogada, o que aconteceu apenas em  2010.




A proibição de homossexuais começou na Segunda Guerra Mundial, mas ganhou espaço na mídia apenas nos anos 90. Em 1993, depois de muita polêmica, o presidente americano da época, Bill Clinton, aceitou o alistamento de gays e lésbicas nas forças armadas, e declarou  que eles seriam julgados pela conduta moral, não pela orientação. Mas nesta lei havia uma condição,  os soldados homossexuais não poderiam falar sobre sua orientação. Bom, a  lei era um mito.

As declarações dos soldados neste documentário mostram que a lei DADT apenas piorou a vida deles, pois tornaram-se alvos de perguntas pessoais constantemente, conviviam com a desconfiança dos colegas caso não possuíssem um anel de noivado, não fossem casados, ou qualquer outra questão semelhante. A perseguição continuou, os  soldados  começaram a viver como se estivessem realmente em um campo minado, pensamentos suicidas surgiam, e não poderiam confiar mais nos colegas,  pois qualquer um poderiam demonstrar atitudes anti-gays e deletá-los.

“A lei força a mentira, a não-integridade”, diz um oficial.

Nome: Patrick Murphy: Objetivo: Abolir a lei do DADT.

Um dos momentos mais chocantes e tristes do doc é o depoimento no senado de uma lésbica que foi dispensada por admitir sua homossexualidade.  A cena é revoltante. A mulher, que serviu duas décadas no exército, é humilhada por engravatados intolerantes que a tratavam como criminosa. “Lembro-me de ficar calada num instante, porque aquilo foi doloroso”, diz ela.

A Estranha História de NPNF, ainda acompanha a trajetória de Patrick Murphy, um ex-militar e agora político, e que ao lado de Barack Obama,  faz  o "impossível" para  revogar a lei.  Outro personagem-real  apresentado aqui é o oficial da alta patente Victor Fehrenbach.  Seus mais de 10 anos de serviço militar e sua participação nas guerras no  Iraque e no Afeganistão, arriscando a  sua vida para proteger o país, não valeu de nada quando começou a ser investigado e descobriram sobre sua orientação sexual. Ele foi expulso de imediato, e seu histórico militar totalmente ignorado.

Oficial Victor: Anos de serviço militar, mas não escapou da intolerância...

Em apenas pouco mais de uma hora de documentário, adentramos em um mundo doente,   estranho,  que nos dá até um certo desgosto  de morarmos nele e sentir desprezo pela raça humana. Constantemente ficamos espantados com as revelações e pensamos “O que? Não, eles não fizeram isso! Sério? Isso é injustiça”.  Injustiça como a do soldado que luta pelo país, indo à guerra,  sofre, sangra, fica longe de sua família,  e quando volta para casa, é dispensado por ser gay. Pois é, isso também aconteceu. Outras informações bombásticas e  polêmicas são apresentadas em A Estranha História do NPNF, mas é melhor que você veja por si mesmo, e  reflita.

Quase duas décadas depois, a lei DTDA foi abolida em dezembro de 2010, às  vésperas do Natal. O presidente Barack Obama assinou o documento e disse: "Seu país precisa de você, seu país quer você, e teremos a honra de recebê-lo nas posições dos melhores militares que o mundo já conheceu".

Obama assina a revogação da lei em dezembro de 2010.

Bom, é um assunto espinhoso e delicado que suscita questões diversas e infinitas. Com a revogação da lei nos EUA, será que as coisas melhoraram para os oficiais gays? E aqui no Brasil? O Exército brasileiro aceita homossexuais?  Se o assunto ainda não “pipocou” de  forma intensa na mídia nacional, talvez as Forças Armadas do Brasil seja mais flexível à essa questão, ou escondem bem este assunto da imprensa, ou talvez os soldados tenham adotado a lei do Não Pergunte, Não Fale. Mas algo me diz  que esse tema ainda vai ser discutido no país, e muito.

Quem tiver assinatura do canal HBO, não perca esse incrível documentário, que não apenas fala sobre os gays e a luta contra a repressão nas Forças Armadas, mas é um estudo impressionante sobre o ser humano, política,   intolerância, persistência, injustiça, preconceito, e  acima de tudo, aceitação.

2 comentários:

  1. Assiti parte do filme (qdo liguei a tv já estava pasando), realmente é muito bom e muito forte. Um depoimento chamou-me a atenção: um soldado disse (ganhei 2 melhas por matar 2 homens no Iraque e fui dispensado das forças armadas por amar 1. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, um otimo documentário, uma realidade muito cruel e bem dificil de acreditar que isto acontece né...!! valeu!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...