Páginas

19 de janeiro de 2012

50% - O lado positivo quando se tem câncer



- Que tipo de câncer é?
-  Um tipo raro...
-  Você vai ficar bem? Quais as suas chances?
- Acho que é 50%.
- Não é tão ruim...as pessoas se curam o tempo todo. Lance Armstrong     sempre pega câncer. O cara do Dexter, está ótimo. Patrick Swayze está ótimo também.
-Patrick Swayze? O cara já morreu...
- Sério?

É esse bom humor que permeia todo o filme o principal trunfo de 50%  (50/50, 2011), o novo trabalho de Joseph Gordon-Levitt, o rejeitado de  500 Dias com ela e que estrelou também o cultuado A Origem. 50% sai este mês no Brasil direto em DVD.


Adam (Levitt) é jovem, tem 27 anos e uma namorada bonita. Seu “mundo” desmorona quando ele descobre que está com câncer na coluna. Seu amigo Kyle (Seth Rogen, de Ligeiramente Grávidos e tantas outras comédias) faz tudo para animá-lo, e o incentiva a usar a doença para “pegar” as garotas, mas é ele mesmo que se aproveita da condição do amigo para conseguir sexo descompromissado.

"Levitt é o máximo, mas os seus cabelos..."

Além do amigo de Adam ser responsável pelas cenas mais engraçadas do filme, a interação entre Adam e a sua psicóloga-estagiária Katherine (Anna Kendrick de Amor sem escalas e Crepúsculo), também rende bons momentos, alguns cômicos e outros pra lá de emocionantes. A química entre eles é tão positiva que tudo que queremos é que o fim seja o mais feliz possível. Bom, não vou contar o final aqui né....

Apesar de tratar sobre uma questão bastante em evidência atualmente, o câncer,  e que supostamente deveria render um drama pesado e pessimista, 50% felizmente aborda o tema de um maneira leve, bem humorada e positiva.

Anna diz: "Você sabia que eu conheço os Cullen?"

Jonathan Levine, um diretor ainda desconhecido, acertou a mão e conseguiu dosar bem as cenas cômicas com aquelas que exigem mais seriedade, como o momento em que Adam vai para a cirurgia, a cena é de fazer qualquer marmanjo despejar rios de lágrimas.

Uma história bem contada, um ótimo elenco e uma trilha sonora bem descontraída faz de 50% um belo filme, que vai além da premissa que é sobre um cara com uma doença rara, é também sobre amizade, família, e principalmente sobre aquela sensação frustrante de que “o tempo passou (ou está passando) e não fizemos nada de importante na vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...