Páginas

8 de novembro de 2011

O PALHAÇO DO SELTON MELLO


Eu sou palhaço, faço as pessoas rirem. Mas quem vai me fazer rir?”
Diz Benjamin a frase acima, com lágrimas nos olhos e numa crise de angústia e melancolia, que fica ainda mais evidente na face arredondada do ator Selton Mello e pela sua fala mansa.

O Palhaço (2011), escrito, dirigido e interpretado - com graça - pelo Selton Mello, é sobre um palhaço triste, ele está em busca de respostas sobre si mesmo e questiona se ser um artista de circo é mesmo a sua sina. Para piorar, Benjamin é pressionado a comprar um ventilador e incomoda-se por não ter identidade. É, a palavra “identidade” aqui apresenta ambiguidade, ou seja, o palhaço corre em busca tanto do seu documento pessoal quanto do seu “eu verdadeiro”, e para sair dessa crise e consertar sua vida, ele necessita “regularizar” as duas coisas.
Mello é um ótimo diretor, sabe por quê? Ele consegue contar uma história sobre um palhaço melancólico sem deixar o filme “carregado” e depressivo. Os diálogos, recheados de piadas das mais antigas e que todos devem conhecer, torna O Palhaço uma verdadeira diversão, e das mais animadas, as piadas, ás vezes, podem até não terem graça, mas é devido aos seus talentosos intérpretes que certamente irá fazê-los rir, como por exemplo, a cena com o Moacyr Franco, uma das mais engraçadas. Aliás, o comediante até levou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Cinema de Paulínia esse ano.

"Você teria um sutiã para me dar?"

Este é o segundo longa do Selton Mello, o primeiro foi Feliz Natal (2008), um drama não tão comercial, mas também bastante elogiado pela crítica, fato que já o coloca como um dos diretores mais promissores do país. Espero que ele continue nesse “posto” por muito mais tempo – esqueça as novelas Selton, hehe - e nos presenteie com mais histórias emocionantes e originais como esta. Quem diria hein, o Chicó do Auto da Compadecida transformando-se num diretor de prestígio nacional....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...