Páginas

25 de novembro de 2011

Tarde Demais - Um novo olhar sobre massacres nas escolas

Drama Tarde Demais trata de massacres nas escolas sob uma nova perspectiva





O tema do drama Tarde Demais (Beautiful Boy, 2010) é polêmico e de tempos em tempos impregna os noticiários por dias ou até semanas, são os massacres em escolas ou universidades promovidos por alunos ou ex-alunos, como no caso da tragédia ocorrida no mês de abril deste ano no Rio de Janeiro.

Se o contundente Elefante (trailer aqui), longa de Gus Van Sant baseado no massacre ocorrido em Columbine (EUA) em 1999, enfoca no dia a dia da escola, mostrando os alunos antes do fatídico incidente, em Tarde Demais, acompanhamos os dias seguintes dos pais de Sammy, que não é uma das vítimas do massacre apresentado no filme, mas o assassino que vitimou 17 alunos e depois cometeu suicídio.


Bill (Michael Sheen, de A Rainha) e Kate (Maria Bello de Marcas da Violência) são os pais que vivem esse momento dramático e inexplicável, afinal, nenhum pai espera que seu filho vai fazer algo do gênero, principalmente quando ele liga para a mãe na noite anterior à matança, dizendo que está tudo bem, quando realmente não está.

A questão que percorre todo o filme é: Os pais são ou não, culpados por tal comportamento do filho? Enquanto o pai acredita, inicialmente, que ele deu uma boa educação e atenção ao filho, não falhou em nada, pensa que isso às vezes acontece e não há explicação, Kate é atingida pela dúvida de que seu papel como mãe foi falho em algum momento, e se culpa por não ter percebido nada de errado com o filho, apenas sabia que ele era tímido demais e um pouco calado.

Além de lidar com todas essas emoções, o casal ainda tem que se desdobrar para fugir dos repórteres, que cercam sua casa a fim de entrevistas, da televisão, no qual o vídeo do filho no momento da carnificina é exibido a todo o momento, dos curiosos insensíveis, e ainda precisam esforçar-se para que o casamento, já esfacelado antes da tragédia, permaneça em meio a tantas crises pós-tragédia.

O toque documental dado ao filme nos dá a sensação de que tudo é real, é como acompanhássemos de perto o drama familiar da vizinha da frente. Tarde Demais é comovente, mostra outro lado desses massacres, que acontecem por aí todo o tempo. Confira AQUI o trailer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...