Páginas

13 de junho de 2010

Boleiros faz uma homenagem ao nosso futebol

Já que estamos em clima de Copa, nada como um bom filme para entreter entre os jogos da seleção

Existe hábito mais brasileiro que reunir os amigos num bar, pedir umas cervejas e conversar descontraidamente sobre futebol? Essa é basicamente o enredo do filme nacional Boleiros, Era uma Vez o Futebol (1998). No longa dirigido por Ugo Giorgetti, a turma de amigos são compostas de ex -jogadores ou de ex- árbitros que se reúnem para relembrar o passado e contar as histórias mais marcantes do mundo do futebol.



O filme apresenta seis curtas histórias que são contadas pelos boleiros no bar. A primeira é a mais divertida. Fala do juiz Virgilio "Pênalti" Paiva, que recebe dinheiro para fazer com que um dos times ganhe, causa um pênalti erroneamente e ainda reprime o goleiro porque ele conseguiu pegar a bola nas duas tentativas do jogador. Tem a misteriosa história do ex-jogador que coloca á venda suas medalhas e troféus. Tem o episódio do "azul", jogador em ascensão, que tem carro novo, recebe convite para jogar na Itália, mas vive fugindo da mulher e da filha, que reclama que não recebe pensão dele há 3 meses.

Episódio hilário: O juiz ladrão xingando o goleiro.
Tem a história do Pai Vavá, que narra as peripécias de três torcedores corinthianos fanáticos que indignados com a condição do craque Caco, fora dos jogos há dois meses, vítima de uma lesão no joelho. Essa situação motiva os garotos a tomarem uma decisão radical : levar o jogador para se curar com um macumbeiro. E vale destacar também, o curta que conta história do jogador metido a galã Fabinho, que encontra um mulherão ( Marisa Orth) bem na véspera do clássico Palmeira x Corinthians , deixando o técnico, vivido por Lima Duarte, louco de preocupação.


Num barzinho da esquina discutindo o passado esportivo.

Boleiros, não é um filme apenas para quem entende ou gosta de futebol. Não espere muitas cenas de "bola rolando" no campo, mas descreve com sucesso as várias faces desse cenário tão brasileiro, além de retratar a paixão pelo futebol de uma maneira tão verdadeira, feliz, ainda que ás vezes muitas pessoas precisem fazer coisas inimagináveis e desagradáveis, mas que se é pelo futebol, tudo bem não é?

O elenco , todos muito á vontade em seus papéis, conta com Flavio Migliaccio, Rogério Cardoso, Adriano Stuart, Otávio Augusto ( hilário), Denise Fraga e outras participações especiais. Boleiros, é um filme muito agradável de se ver,e evidentemente muita gente irá se identificar - principalmente os espectadores/torcedores - com algumas situações mostradas aqui.

Mas o que ainda não compreendo é porque um filme tão "nacional" como esse, um dos poucos que retratam com êxito a nossa paixão brasileira, é tão desconhecido? Bom, vai ver que os boleiros estão sempre muito ocupado acompanhando a tabela do Brasileirão, da Copa...


Clique no link abaixo e descubra outros bons filmes -de ficção - sobre o futebol:
http://listasde10.blogspot.com/2010/04/10-filmes-sobre-futebol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...