Páginas

9 de maio de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Um filme de Heath Ledger e amigos
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus está sendo chamado constantemente pela mídia de "o último filme de Heath Ledger", mas é bem mais que isso. É também o mais recente, inusitado e o mais fantasioso filme de Terry Gilliam. Obras complexas como o cult Brazil - alguém viu? Recomendo. - e Os Doze Macacos  - aquele com Brad Pitt e Bruce Willis - fazem parte da filmografia desse diretor que não costuma fazer longas muito "fáceis" para o grande público. 

Talvez Os Irmãos Grimm seja o mais comercial de seus trabalhos, aquele de mais fácil compreensão, e o mais fácil de gostar. Mas Gilliam não está preocupado em agradar, e graças a isso seus filmes são sempre inovadores, fantásticos, ímpares, loucos. Apenas recomendo ás pessoas que desconhecem o trabalho do diretor e que queiram assistir à Dr. Parnassus - ou qualquer outro filme - para relaxar a mente, "comprar" a ideia, sonhar, e entrar sem medo - assim como faz alguns personagens no longa - no mundo imaginário do Dr. Parnassus (Christopher Plummer). Um mundo colorido e bizarro repleto de águas vivas coloridas e flutuantes, balões voadores em forma de rostos humanos, sapatos de salto alto gigantes, escadas sem fim rumo ao céu e muitos outros elementos peculiares que só deveriam sair da mente de Gilliam.


Uma arte conceitual do filme. Uauu!


É inevitável falar desse filme sem citar o azar que teve o diretor durante as filmagens do filme. Ou seja, a perda do seu astro principal, Heath Ledger. O ator estava em uma pausa das filmagens quando morreu de uma overdose acidental de remédios, em janeiro de 2008. Na verdade, Gilliam tem um histórico enorme de fatos azarentos que sempre lhe acompanham em seus projetos, mas que eu não acho relevantes mencioná-los no momento. Por causa da tal tragédia a produção foi paralisada. Mas a genialidade do diretor juntamente com a disposição de alguns amigos dele e de Ledger, o filme foi salvo. E aí entra os atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, substituindo o amigo. Mas essa mudança de atores prejudica o filme? Em nenhum momento.


Los amigos!


A trama nos apresenta a uma trupe de teatro ambulante sem sucesso em atrair público e sem dinheiro comandada por Parnassus e completada por Valentina (Lily Cole), Anton (Andrew Garfield) e o anão Percy (Vernie Troyer). As coisas mudam quando entra em cena o personagem Tony (Ledger) que com seu charme e muita lábia começa a atrair as pessoas e logo elas são convidadas a entrar no espelho. Do outro lado do espelho está um mundo fantástico no qual a imaginação da própria pessoa que entrou se torna realidade. 

É justamente no "outro lado do espelho", onde você pode sentir, ter e ser quem quiser, que entra em cena os amigos de Ledger. Tony a cada vez que entra no espelho mágico mostra uma faceta diferente - e coerente claro, com a trama. Depp é o Tony romântico, Law é o sonhador, e Farrell dá vida ao Tony ambicioso. Voltando ao enredo, Dr. Parnassus tem uma dívida com o diabo, e se ele não conseguir 5 almas em dois dias, ele levará sua filha Valentina. Para garantir surpresas, não comentarei nada mais.


O último "Ledger" na telona!


É o trabalho, visualmente falando, mais delirante do diretor. Os cenários bonitos e coloridos faz um contraste com a feia e suja realidade da cidade de Londres, a fotografia em um tom meio "sujo" é um dos muitos atributos desse filme, que ainda arruma espaço para fazer uma crítica à sociedade do consumo e aos seres humanos que por viverem sempre com tanta pressa, não têm tempo para sonhar.


O Mundo Imaginário  do Dr. Parnassus (2009) é um dos melhores filmes de Gilliam, louco - no bom sentido - e genial, assim como o próprio diretor. Mas infelizmente, é também o último longa de Ledger, mas é um ótimo filme para encerrar uma carreira na telona e mais um personagem memorável a adicionar em sua curta filmografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...