Páginas

30 de maio de 2010

LOST: Ame ou Odeie

O seriado que quebrou os paradigmas da TV causa frustrações generalizadas com o seu fim. Mas e dai? Outro programa semelhante dificilmente surgirá.



"Nem tudo será respondido", essa foi uma afirmação declarada pelos produtores de Lost, Damon Lindelof e Carlton Cuse para tentar diminuir as expectativas de muitos lostmaníacos por aí, principalmente aqueles que estavam enlouquecendo - e enlouqueceram durante os seis anos da série - criando e inventando as teorias mais inusitadas para o seriado. LOST NÃO É NOVELA DAS OITO. É óbvio que uma série como esta, no qual desde o primeiro ano estava nos deixando confusos, era de se esperar que o seu desfecho não seria dado mastigadinho para o público. Ah, quanta inocência! Mas a outra ideia dos produtores com certeza vai ser acatada por milhões de pessoas ao redor do mundo, a de que Lost será algo para ficarmos discutindo por muito e muitos anos. Ah, isso já está acontecendo.


Toda essa discussão pós-Lost somente é mais um dos muitos elementos implantados pela série, que somado à forma inteligente de contar as inúmeras histórias e à sua "vida fora da TV", fazem deste programa um "divisor de águas" na história da televisão mundial. Além, é claro, de ser o seriado mais cultuado, imitado, parodiado e comentado da TV. E assim será por muitos anos pela frente. Alguém duvida? Muitos o amam, outros o odeiam, mas o que importa é que falem do programa, não é?




Esse trio deixará saudades.

Quando penso nos milhões de fãs que "torraram" seus neurônios ao longo das seis temporadas para tentar decifrar os enigmas da ilha e que por isso estavam com altíssimas expectativas para confirmarem suas teorias, imagino o quão frustrante foi para eles. Mas como já disse, eles foram avisados pelos produtores, logo não sei porque o ódio mortal pelo seriado agora. Dai eu lhes pergunto: E a jornada não valeu a pena? É necessário mesmo odiar o programa pelo seu final, "bonitinho", simplório e sem (muitas) perguntas respondidas?

Pessoalmente, acho que essa foi uma ótima estratégia dos produtores - como se precisasse - para atribuir uma vida mais longa à serie, não na TV, mas nos inúmeros blogs e fóruns da internet, nas discussões no seu grupo de amigos, no trabalho, nos outros programas televisivos. Enfim, em todos esses lugares falarão da série e ainda se discutirão as muitas teorias acerca do final. É o típico caso em que "cada um" interpreta o fim à sua maneira. Assim ocorrerão com as perguntas não respondidas.

Alguns já devem tê-las descobertas, outros vão querer rever todas as temporadas com olhos minuciosos para tentar descobrir algo "novo". Conseguirão? Lógico que sim. Já foi divulgado o lançamento do super Box da ultima temporada de Lost lá nos EUA: 24 de agosto de 2010. Segundo Damon e Carlton, o DVD terá 20 minutos de materiais extras com explicações sobre algumas questões sobre o seriado. Sei, acreditam?



OMG, vamos guardando dinheiro...


A jornada de Kate, Jack, Sawyer - e sua mania hilária de apelidar seus amigos, Sun, Jin, Claire, Hurley, Ana Lucia, Penny, Locke, Desmond, Charles, Sayid, Ben , Juliet, Richard, Jacob e de tantos outros é o mais importante de Lost. Acompanhar esses personagens - que já fazem parte da cultura popular - e seus respectivos dramas - no passado, no presente e no futuro - é o que importa definitivamente. Esses personagens tão diferentes, enigmáticos, apaixonantes, carismáticos e além de tudo, humanos, sempre foram o atrativo principal do programa. Se as meninas deliravam por Jack e Sawyer, os homens babavam pela Kate e a Juliet. Se os meninos se empolgavam com as cenas de luta e de ação, as garotas suspiravam pelo triângulo  Jack/Kate/James, ou pelo invejável romance de Desmond e Penny. E quem não ria das tiradas sarcásticas de Sawyer? E os mistérios da ilha? Pois é, vou sentir saudades de tudo isso.

Ben, um dos personagens mais marcantes da TV.

O último episódio foi emocionante sim, não apenas pelas emotivas cenas do capítulo final, mas porque é uma "despedida" das dezenas de personagens que a cada semana marcaram presença na nossas casas, e que através de uma caixinha preta implantada na sala ou nos nossos quartos, nos proporcionaram raros e tensos momentos, alguns surpreendentes e ainda inesquecíveis, outros confusos, outros descontraídos, e muitos momentos comoventes. Lost nos deixou mal acostumado. É por tudo isso, pela jornada em todos esses anos que sentirei saudades. Mas esse sentimento não será maior porque a série ainda não acabou. E nem vai acabar. Claro, como obrigação de fã, comprarei todas as temporadas em DVD e relembrarei esses momentos quando eu quiser. E também porque Lost vai ficar na boca do povo por muito tempo, e sem exageros, eternamente. Namastê! Outro fenômeno igual a este show, dificilmente surgirá.

Locke, o homem da fé, outro personagem fantástico.



O final irritou até Hitler. Não acredita? Veja AQUI esse vídeo hilário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...